Neurologia

Neurologia

É a especialidade médica que trata e diagnostica todos os distúrbios do sistema nervoso central, periférico e suas consequências.

Todas as espécies animais estão sujeitas às alterações neurológicas, algumas semelhantes às mudanças que ocorrem em seres humanos, como por exemplo, as epilepsias, hérnias de disco, labirintites, paralisia de nervo facial, distúrbios relacionados com senilidade (síndrome cognitiva), traumas (acidentes), neoplasias, má formações, doenças infecciosas ou inflamatórias, entre outras.

Os sintomas variam de acordo com cada patologia, entre eles: dores, convulsões, andar compulsivo, andar manco, agressividade, fraqueza muscular, falta de coordenação, vocalização, correr atrás do próprio rabo e etc.

O diagnóstico de uma doença neurológica deve ser realizado após uma minuciosa avaliação, que pode compreender na realização de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, eletroneuromiografia (avaliação da atividade elétrica dos nervos e dos músculos) e análise de líquor (LCR).

Embora algumas das doenças neurológicas possam trazer sequelas aos animais, o correto diagnóstico e o tratamento adequado podem melhorar a qualidade de vida do Pet e minimizar suas consequências.