Endocrinologia e Metabologia Veterinária em Campinas - NovaVet

Endocrinologia

As doenças hormonais ( endocrinopatias) e metabólicas são de ocorrência comum em cães e gatos. Entretanto, na maioria das vezes cursam com manifestações clínicas inespecíficas, levando a diagnósticos equivocados e falta de êxito nos tratamentos instituídos.

Normalmente são doenças complexas e crônicas(diabetes, hiperadrenocorticismo...) e quando não diagnosticadas, tratadas e monitoradas adequadamente levam a perda da qualidade e diminuição da expectativa de vida.  As causas são variadas: genéticas;  imunomediadas; uso crônico de fármacos como os corticoides e anticoncepcionais;  infecções ( pancreatite, piometra, doença periodontal), etc.

Os distúrbios metabólicos comp por exemplo a obesidade, triglicerides e colesterol elevados estão  relacionados a hábitos de vida modernos ( sedentarismo e restrição de espaço) e alimentação inadequada, podendo também ter um caráter genético associdos.

As manifestações clínicas sugestivas  em cães e gatos são: beber muita,  água ( polidipsia), fazer muito xixi ( poliúria), apetite exacerbado ( polifagia), colesterol e/ou  triglicérides aumentados, hipertensão arterial, ganho de peso ou perda de peso, abdome abaulado, doença de pele crônica ( dermatopatias), catarata, cegueira súbita e outras desordens oftálmicas, frouxidões ligamentares, claudicação, mudanças de comportamento (agressividade, agitação, apatia, prostração, cansaço fácil), cálculos renais e vesicais ( urolitíases) e alterações neurológicas .

O diagnóstico precoce baseado na presença das manifestações acima, achados clínicos sugestivos, exames específicos, somados ao tratamento adequado e individualizado desses pacientes visam promover qualidade de vida e diminuição das complicações associadas a cada caso.

O  Médico Veterinário especializado em Endocrinologia e Metabologia Veterinária é o profissional habilitado em diagnosticar, planejar o tratamento e monitorar o paciente, além de estabelecer estratégicas de controle e perda de peso para os pacientes portadores de distúrbios metabólicos e também apoiar o Médico Veterinário clínico geral e intensivista na rotina desses Pets.