Blog

Você sabia que os Pets também sofrem com as dores articulares no inverno?

Você sabia que os Pets também sofrem com as dores articulares no inverno?
Você sabia que os Pets também sofrem com as dores articulares no inverno? A Doença Articular Degenerativa é conhecida como artrose e assim como nos humanos durante o período mais frio os Pets também sentem dor. 

Trata-se de um distúrbio progressivo crônico das articulações que provoca lesão a cartilagem articular e alterações degenerativas e proliferativas nos tecidos periarticulares. 

A Instabilidade articular, trauma e doenças ortopédicas do desenvolvimento são as causas mais identificadas. Os sinais clínicos inicialmente são em geral são silenciosos e restritos ao sistema musculoesquelético, sem sinais sistêmicos associados como por exemplo a claudicação e rigidez articular. Esses sinais podem ser no início evidentes apenas por períodos de esforço excessivo e podem piorar com o frio e a umidade. Com a progressão da doença o paciente adquire uma fibrose e mais dor levando a diminuição da tolerância ao exercício, claudicação constante e, em casos graves, atrofia muscular. Tanto uma quanto várias articulações podem ser acometidas. 

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico deve ser realizado principalmente através de RX ou tomografia além de uma boa palpação ortopédica. 

O tratamento deve ser estipulado para cada paciente de acordo com as necessidades. A Fisiatria só traz benefícios como o controle de dor, inflamação, fortalecimento muscular e alongamentos pensando na melhora da qualidade de vida do Pet e em sua movimentação!

A Fisiatria é uma especialidade médica que tem o objetivo de promover a saúde por meio da avaliação e reabilitação dos pets seja por estarem com suas capacidades funcionais comprometidas, ou pela dor, em razão de alguma doença ou lesão.

Graças à utilização de diferentes terapias, é possível ajudar na recuperação de diversas patologias e suas sequelas, como acidentes vasculares, tendinites, doenças articulares degenerativas, reabilitação pós-cirúrgica, controle de dor aguda e crônica, controle de obesidade, rupturas de ligamentos, suporte geriátrico, manejo de feridas, atrofias e fraqueza muscular, entre outras.
M.V Lilia Valente Soares
Pós graduação em fisiatria, fisioterapia, reabilitação, acupultura veterinária, ozonioteraia avançada e neurologia veterinária pelo instituto Bioethicus.

Gostou deste post? Deixe seu comentário